O agachamento livre é um movimento funcional composto, no qual é recrutado mais de um grupo muscular, sendo eles toda a parte anterior, posterior, panturrilhas, glúteos e a musculatura do core. Muitos aderem o agachamento como um exercício destruidor de joelhos, mas a realidade é que tal exercício previne dores e lesões tanto na articulação patelofemoral (joelho) como na coluna vertebral (fortalecimento dos eretores da espinha).
Durante a execução do agachamento livre, toda a musculatura de membros inferiores, quadris e músculos do Core são acionados, o que torna um ótimo desenvolvedor de hipertrofia e queimador de gordura, por conta de envolver vários músculos e ser capaz de estimular a produção de hormônios e acelerar nosso metabolismo.
A amplitude no exercício de agachamento livre é algo que deve ser muito respeitada. Estudos comprovam que a execução em amplitude máxima há um recrutamento maior da musculatura de membros inferiores que é envolvida, em especialmente a musculatura do glúteo. Ainda há também quem faça execuções até 90° sendo ele ângulo de uma amplitude não favorável por gerar compressão nas articulações dos joelhos, podendo assim desenvolver problemas futuros.
É importante antes de iniciar a execução de qualquer tipo de exercício, consultar um profissional da área que possa ensinar corretamente o exercício, preservando sempre a capacidade e a individualidade biológica de cada um. Bons Treinos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário