12 de maio de 2016

Estímulos Tensionais e Metabólicos.

Quando se fala em treino de musculação, muitos pensam que para um bom resultado são as utilizações de cargas altas em seus treinamentos, quando na verdade a chave para um bom desenvolvimento dos músculos são os estímulos dados a eles nos treinos. Dois desses estímulos que são bastante utilizados são os de treinos estímulos Metabólicos e Tencionais, para entender melhor continue lendo esse post.


Estímulos Tensionais se caracterizam pelo uso de baixas repetições e cargas mais elevadas, onde assim a tensão muscular se torna maior e a força máxima do atleta seja desenvolvida. Quando realizado um treino de estimulo tensional, o descanso obrigatoriamente precisa ser maior podendo chegar até 4 minutos ou mais, para melhor restauração de reservas energéticas.
Estímulos Metabólicos são caracterizados pelo uso de altas repetições e cargas significativamente mais leves quando comparado ao tensional. Por ser trabalhado com repetições elevadas, o treino metabólico proporciona maior tensão muscular favorecendo melhor processo de reconstrução e aumento muscular. Em relação ao tempo de descanso, geralmente são bem menores podendo ser de 30 segundos até 1 minuto, onde com isso o individuo será capaz de aumentar sua reserva energética e maior crescimento muscular.
Antes de aderir qualquer tipo de treinamento novo, principalmente os estímulos citados a cima, converse com o seu profissional de educação física para melhor ajustar sua rotina de treinos e periodizar métodos e estímulos diferentes para seu desenvolvimento muscular.

5 de maio de 2016

Alimentação Saudável !

A alimentação saudável é a ingestão de, principalmente, alimentos naturais em nossas refeições diárias. Nessa é necessário a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo já que é levado em consideração a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas pelo mesmo.
Para que uma pessoa entenda como é a alimentação correta, foi criada a Pirâmide de Alimentação Equilibrada que divide cada tipo de alimento de acordo com a necessidade bruta de cada organismo. Nela, percebe-se que a quantidade de ingestão de cada alimento é diferente, como se pode ver abaixo:



Cada divisão da pirâmide compõe o nível de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, fibras, minerais e água que estamos ingerindo através dos alimentos. Esses possuem grande importância para o funcionamento do organismo, pois é um tipo de combustível para o corpo que faz com que exerça seus deveres de forma correta.

Os carboidratos fornecem energia para o corpo,
As gorduras fornecem energia e auxilia no transporte de vitaminas,
As vitaminas exercem função auxiliar no bom funcionamento do organismo,
As fibras, em geral, normalizam o funcionamento do intestino, controlam a glicose e o colesterol do sangue e ainda dão a sensação de saciedade.
A água hidrata o organismo e auxilia no transporte dos nutrientes

É importante lembrar que todos os itens que compõem a pirâmide são importantes para o organismo e devem participar da alimentação diária de cada indivíduo.

Materia pesquisada no site: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/

Exercício físico para cardiopatas.

As doenças cardiovasculares são umas das principais causas de mortes no mundo. Alguns dos fatores responsáveis que levam o individuo a adquirir problemas cardíacos são os níveis elevados de colesterol, o sedentarismo, obesidade, tabagismo, hipertensão, estresse excessivo, alimentação não saudável, histórico familiar, entre outras. E a atividade física vem como um dos principais fatores na prevenção e tratamento dessas doenças. 


Para que se saiba o tipo de exercício a ser realizado é importante que seja feito um trabalho completo, com exercícios aeróbicos, alongamentos e musculação, e independentemente da atividade escolhida, a intensidade poderá ser determinada com base na realização desses testes. Um dos testes é o ergoespirométrico, onde é possível avaliar de modo preciso qual a frequência cardíaca máxima e mínima para o treinamento. No que diz respeito à musculação, há alguns anos atrás não se acreditava que ela pudesse proporcionar benefícios ao sistema cardiovascular, alguns especialistas tinham esse tipo de exercício como algo que pudesse acarretar problemas. Entretanto, hoje em dia a musculação é um dos principais fatores para qualidade de vida de cardiopatas, sendo importante tanto no tratamento quanto na prevenção de problemas cardíacos, pois quando prescrita e acompanhada por um profissional qualificado apresenta inúmeros benefícios em diferentes aspectos da saúde do indivíduo. Como por exemplo, o aumento na capacidade do sistema cardiovascular funcionar sobre condições de alta pressão, proporciona o aumento da força muscular dessa forma promovendo melhora na da resistência a esforços, dentre outros.
Cada exercício promove melhoria em alguma capacidade física, ou seja, exercícios de alongamento melhoram a flexibilidade do indivíduo, o aeróbico melhora a capacidade aeróbia específica e o treinamento resistido ou musculação melhora a força e a resistência dela para outras atividades.

Suplementos Alimentares, O que são? para que servem?

Quando falamos em musculação, vem logo em mente treino, dieta e claro suplementação. Febre de vendas no mercado e no uso pelos praticantes da musculação, os suplementos alimentares viraram algo frequente no mundo fitness. Mas o que são suplementos alimentares? E para que servem?


Em uma visão geral, são produtos químicos por fontes concentradas por substancias como vitaminas, fibras, proteínas, minerais, aminoácidos as quais são retiradas de diversos alimentos onde tem o intuito de complementar a nutrição de pessoas ou atletas. Dependendo da finalidade do suplemento ele pode ser de origem química como também orgânica, assim tendo diversos processos diferentes na sua sintetização.
Em geral usados por atletas de alto desempenho, o suplementos alimentares tem a capacidade de suprir uma alimentação onde o individuo tenha a necessidade de absorver proteínas ou vitaminas a mais que sua dieta fornece. Os mais comuns são aqueles que proporcionam aumento de massa muscular, ganho de peso e perca de gordura.
Com a ideia de um corpo perfeito, e fácil acesso do produto, pessoas “comuns” ou seja não atletas passaram a usar com frequência em suas rotinas de treino e dieta, onde os mesmo procuram ter resultados eficientes. Levando em conta a individualidade biológica de cada pessoa, procure um profissional de nutrição pois é o único capaz de saber o melhor para você.