27 de abril de 2016

A importância do aquecimento antes do treino!

Um erro muito comum visto nas academias é um aquecimento realizado de forma inadequada pelos alunos, alguns nem sequer o fazem, outros não sabem a sua real necessidade. Nesse post vamos tirar a limpo essa duvida! Existe uma forte razão para que você se aqueça corretamente, vamos ver que razão é essa?




Pois bem, um aquecimento correto diminuirá as chances de lesões durante o treino. Não sei quanto a você, mas nossa opinião é que essa razão é mais do que suficiente para passar de 10 a 15 minutos do treino com o aquecimento. Uma boa dica para seu aquecimento são 5 minutos de exercícios aeróbicos de baixa intensidade. Você pode escolher qualquer tipo de aeróbico: esteira, bicicleta ou qualquer um outro. Depois dos 5 minutos de aeróbicos, profissionais recomendam 3 séries de aquecimento usando o principal exercício composto do grupo muscular que será treinado no dia. Por exemplo, se você for treinar peito no dia, o principal exercício é o supino reto é esse exercício que você terá que fazer as 3 séries de aquecimento, o objetivo deste aquecimento é usar cargas extremamente BAIXAS em altas repetições, apenas com o intuito de fazer o sangue fluir nas áreas que serão trabalhadas no treino real. Lembre-se: sempre com BAIXA intensidade! ATENÇÃO: você nunca deve fatigar o músculo no aquecimento, isto só fará com que energia seja desperdiçada e atrapalhará quando você iniciar o treino real. 
Converse com um Profissional de Educação Física sobre o aquecimento antes do treino, não deixe de realiza-lo, é de extrema importância e evita uma lesão que pode lhe afastar da academia por um tempo, então use o bom senso e bons treinos.

15 de abril de 2016

Benefícios da Musculação para Diabéticos !

A musculação vai muito além de apenas obter um corpo definido ela fortalece os músculos cardíacos, melhora a frequência cardíaca, regula a pressão arterial, melhora a postura, estimula a produção de células, incluindo células ósseas, fortalece ligamentos, e, ainda, regula a concentração de glicose no sangue. No post de hoje falaremos como a musculação pode ajudar as pessoas com diabetes !


O Diabetes é uma das doenças que mais mata pessoas no mundo. Ela é caracterizada, principalmente, pela alta concentração de açúcar no sangue, devido a pouca insulina produzida pelo pâncreas. A musculação é muito eficiente na hora de melhorar a qualidade de vida de pessoas com essa doença. Alguns dos exercícios mais sugeridos para pessoas com diabetes são o supino e a caminhada na esteira. Estes dois exercícios, quando combinados, geram muito retorno ao diabético. Ao fazer exercícios sistêmicos com barras com peso moderado, a glicose é queimada pelos músculos trabalhando. A caminhada com passos largos auxilia na diminuição da gordura abdominal, que é um dos agravantes da condição, pois diminui a ação da insulina.
Entretanto, esses exercícios devem ser feitos sempre com acompanhamento médico e de um profissional Educador Físico. Procure manter uma rotina de exercícios, moderados, sempre com acompanhamento e supervisão, não se esquecendo da hidratação, pois exageros nos treinos não fazem bem a ninguém !

13 de abril de 2016

Entenda porque é preciso descansar para ganhar massa muscular.

A grande maioria dos praticantes de musculação conhecem muito bem os benefícios de uma alimentação saudável, de exercícios moderados e da hidratação, mas desconhecem o beneficio que uma boa noite de sono pode proporcionar ao seu ganho muscular. Depois de ler esse post você irá dormi bem melhor depois do treino !


Pode parecer que não tem nada a ver, mas na verdade a explicação para isso é muito simples. Assim como qualquer outra função do corpo, o sono se faz essencial para reconstruir células e tecidos desgastados. Para garantir que você ganhe massa muscular é necessário repor as fibras e isso só acontecerá através do descanso. Uma boa noite de sono pode valer muito mais do que você imagina.
Alguns artigos publicados afirmam que o corpo precisa repor energias e metabolizar uma série de processos para que você tenha o rendimento desejado, quando falamos de ganho de massa muscular. Se você quer atingir um corpo musculoso, mas não garante recuperação para os seus músculos, o seu esforço pode estar sendo desperdiçado.
Atenção, dormir demais também pode ser prejudicial, pois enfraquece a capacidade do sono de fazê-lo sentir-se renovado, além de atrapalhar o seu “relógio biológico”.
Portanto agora você sabe que uma boa noite de sono ajudará e muito no seu desenvolvimento muscular, treinar pesado apenas, não será suficiente. Descanse, afinal dormir é ótimo !

7 de abril de 2016

Stiff com barra e Stiff Unilateral.

O Stiff com Barra é um exercício muito comum nas academias hoje em dia, principalmente pela mulherada que quer o bumbum na nuca, seu movimento é a extensão de quadril, tendo ênfase toda à região posterior da coxa desde isquiotibiais, glúteo médio e eretores da espinha. O exercício também é de fundamental para atletas de corridas, onde a extensão do quadril é bastante visualizada. 


Uma variação do exercício é o Stiff Unilateral, a qual ativa a mesma musculatura que o stiff com barra, porém é um exercício que requer e promove equilíbrio. Ao realizar o stiff unilateral a perna de apoio gera um alongamento da cadeia posterior, enquanto a perna que permanece estendida realiza uma contração da musculatura posterior. 
Além de trabalhar o músculo, o movimento gera uma ação proprioceptiva onde ajuda no trabalho de estabilidade tanto nas articulações do tornozelo como da do joelho. Ambos os exercícios são indicados para alunos avançados, já que necessita de coordenação e força em outros músculos. É valido lembrar que podemos executar os exercícios de várias formas, como: Kettlebells, Barras, Anilhas e Halteres (Dumbells), e diferentes amplitudes.
Se você executa os dois no mesmo treino, para que tá feio! Consulte um Profissional qualificado, que lhe guie e atenda as suas necessidades para realizar o movimento.

2 de abril de 2016

Musculação Feminina.

Que as academias estão a cada dia mais ocupadas pela mulherada não é nenhuma novidade, seja para emagrecer ou conseguir as tão desejadas curvas definidas e aquele corpo torneado. Porém apesar disso, muitas mulheres ainda têm certa preocupação com a pratica de um treino de musculação mais intenso, por receio de ficarem muito fortes ou com um aspecto masculinizado.

A pergunta é como uma mulher deve treinar? Será que o treino deve ser diferente dos homens?


A resposta é o seguinte, claro que geneticamente falando, a mulher é bem diferente do homem. Mas isso não significa que o treino será também completamente diferente, primeiramente ele deve seguir a individualidade biológica, com uma dieta em prol do objetivo desejado, isso não altera a estrutura de um treino tido como masculino, apenas a prioridade será diferente. Partindo do ponto que, os estímulos levam ao um mesmo grau de hipertrofia e densidade muscular tanto em homens quanto nas mulheres. 
A não ser que se faça uso de substancias que estimulem o corpo feminino ao processo de músculos extremamente grandes, a mulher treinando pesado conseguirá apenas um corpo com uma grande porcentagem de massa magra, definido e cheio de saúde. Portanto o treinamento de musculação destinado à mulheres, em estrutura não é diferente de um treino “masculino”. Apenas o que será diferenciado será prioridade muscular e dieta. Sendo assim o treino pesado não a deixará com um corpo masculino, a não ser que isso seja uma opção sua, ao contrario disso o que você terá será um corpo torneado e forte.
Então Mulherada bora treinar.