Hoje em dia as academias estão cada vez mais cheias, não somente por quem almeja um corpo definido, mas também por quem deseja mais qualidade de vida. Como por exemplo, a turma da terceira idade. A pratica regular de atividade é importante em todas as idades e para os idosos não é diferente. A musculação na terceira idade traz inúmeros benefícios tanto mental como na prevenção e tratamento de doenças, ajuda na redução de perda de massa óssea e massa muscular, melhora flexibilidade, força, autoestima, combate ao sedentarismo dentre outras. Dessa forma proporcionando melhoria na qualidade de vida do praticante. Como em qualquer outra atividade física, na musculação para idosos se faz necessário alguns cuidados, como o acompanhamento médico e avaliação física feita por um profissional capacitado, onde será elaborado o treino de acordo com a necessidade do individuo. Musculação não é somente possuir um corpo definido, é muito mais, é obter saúde, qualidade de vida.
30 de março de 2016
Musculação na Terceira Idade.
Quem disse que musculação é somente para os jovens? A terceira idade prova o contrario.
25 de março de 2016
Musculação para Gestantes.
Afinal mulheres gravidas podem ou não podem fazer exercício de musculação? Nesse post vamos tirar essa dúvida que ainda é bastante comum nas pessoas hoje em dia.
A resposta para esse questionamento é que SIM, mulheres gravidas podem e devem fazer exercícios físicos, pois nesse período os exercícios físicos são necessários e evitam muitas complicações como a eclâmpsia por exemplo. Vale lembrar também que algumas mamães comem por dois nesse período, e às vezes elas exageram nos alimentos extremamente calóricos que não fazem bem algum ao bebê. Então gravidas de plantão cuidado com os exageros.
Pois bem, o maior medo das mulheres gestantes em praticar musculação ou qualquer outro tipo de exercício físico é que ocorra aborto, parto prematuro, entre outros problemas. Porém, esses riscos só acontecerão se a atividade física for feita sem a supervisão de um profissional e sem o aval do médico, só ele pode dizer se você está liberada ou não para fazer exercícios.
Alguns exercícios que mulheres gravidas podem realizar são; caminhada, hidroginástica, natação por exemplo. Existem outros exercícios que só podem ser realizados sob a supervisão de um profissional especializado, ou seja o Educador físico que são; musculação, aulas de aeróbica, entre outros.
Nas grávidas é possível observar alguns benefícios específicos como a melhora da circulação tanto sanguínea como linfática, o que reduz o inchaço nas pernas que é comum durante o período de gestação. Também deixam as articulações mais fortalecidas para aguentar o peso extra e reduz as dores na região da coluna. Então futuras mamães com a supervisão de seu Médico e de seu Educador Físico praticar exercícios faz bem pra você e pro seu bebê então não perca tempo.
24 de março de 2016
A Caminhada e seus benefícios para a saúde.
O caminhar é o meio mais comum e prático de locomoção utilizada pelo ser humano, é também o primeiro exercício que se é pensado quando se inicia atividades físicas, por dar fácil acesso as pessoas e poder ser realizado a qualquer momento e lugar. Aparentemente pode-se pensar que é um exercício bastante simples e sem valor algum, mas quando realizadas de duas a três vezes na semana, desencadeia grandes benefícios ao nosso corpo e alguns deles você verá nesse post.
Estudos relatam que 30 a 40 minutos de uma boa caminhada, por conta da expansão dos vasos sanguíneos e o aumento do fluxo de sangue no musculo demonstra a capacidade de reduzir a pressão arterial até 24 horas pós-exercício. Dados apontam também que após 30 minutos de caminhada, o corpo humano se utiliza de suas reservas de gorduras que passam a ser quebradas fornecendo energia, dando continuidade ao exercício e auxiliando na perca de peso.
Caminhar também é um aliado na questão de tratamento de doenças como a osteoporose, que auxilia no fortalecimento dos ossos com a absorção de cálcio tornando os ossos resistentes tornando possível a diminuição da patologia. Relacionado à diabetes a caminhada estimula a produção de insulina que tem a capacidade de absorver a glicose no sangue, dando controle da doença.
Em sua execução o corpo produz uma grande quantidade de endorfina, o qual nos da a sensação de relaxamento e alegria tornando sua prática mais prazerosa. Caminhar é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma e melhorar a qualidade de vida, e um dos mais recomendados pelos médicos. Então, vamos caminhar?
23 de março de 2016
Musculação: Além de um corpo definido, um corpo saudável !
Atualmente o numero de pessoas que aderiram a pratica de musculação aumentou bastante, porém o que muitas dessas pessoas não sabem é que a musculação vai muito além de obter um corpo musculoso, os benefícios que essa prática traz ao corpo e ao organismo são inúmeros, principalmente se existir um acompanhamento de um profissional de qualidade e uma boa alimentação.
A musculação, por exemplo, ajuda na prevenção de algumas doenças como a Osteoporose (estimulando a produção de células ósseas ao fixar cálcio e aumentar a densidade dos ossos); Hipertensão (diminuindo a pressão arterial em repouso); Diabetes (forçando o organismo a queimar mais glicose); e Artrose (promovendo maior estabilidade das articulações e menos desgaste entre os ossos). Por falar nisso, em breve teremos uma pagina exclusiva de exercícios para pessoas com alguma doença que precisa de um cuidado maior do profissional de educação física. Fiquem ligados no blog!
Continuando outro benefício é que a prática da musculação acelera o metabolismo, desempenha um papel importante na queima de gordura e além disso, como os exercícios necessitam esforço físico, a musculação coloca órgãos como o coração e o pulmão para trabalharem mais, tornando-os mais eficientes e resistentes.
Assim fica claro que a musculação vai muito além de apenas obter braços e pernas musculosas, é se manter em forma com saúde.
20 de março de 2016
Agachamento Livre: Músculos e Amplitude.
O agachamento livre é um movimento funcional composto, no qual é recrutado mais de um grupo muscular, sendo eles toda a parte anterior, posterior, panturrilhas, glúteos e a musculatura do core. Muitos aderem o agachamento como um exercício destruidor de joelhos, mas a realidade é que tal exercício previne dores e lesões tanto na articulação patelofemoral (joelho) como na coluna vertebral (fortalecimento dos eretores da espinha).
Durante a execução do agachamento livre, toda a musculatura de membros inferiores, quadris e músculos do Core são acionados, o que torna um ótimo desenvolvedor de hipertrofia e queimador de gordura, por conta de envolver vários músculos e ser capaz de estimular a produção de hormônios e acelerar nosso metabolismo.
A amplitude no exercício de agachamento livre é algo que deve ser muito respeitada. Estudos comprovam que a execução em amplitude máxima há um recrutamento maior da musculatura de membros inferiores que é envolvida, em especialmente a musculatura do glúteo. Ainda há também quem faça execuções até 90° sendo ele ângulo de uma amplitude não favorável por gerar compressão nas articulações dos joelhos, podendo assim desenvolver problemas futuros.
É importante antes de iniciar a execução de qualquer tipo de exercício, consultar um profissional da área que possa ensinar corretamente o exercício, preservando sempre a capacidade e a individualidade biológica de cada um. Bons Treinos!
Avaliação Física e sua importância na prática de exercícios !
A importância da Avaliação Física antes de iniciar os treinos nas academias é uma duvida frequente nas pessoas que querem iniciar no meio da musculação. se você também tem alguma duvida com relação a isso continue lendo esse post.
É no momento da Avaliação que o profissional de Educação Física identificará a real condição física do individuo, ou seja, suas possíveis limitações. É a partir dessa avaliação que será possível preparar o treino mais adequado para cada pessoa. Lembrando que é de fundamental importância também, uma avaliação medica antes de iniciar qualquer pratica de exercício físico, tendo em vista possíveis doenças que influenciam diretamente na elaboração do treino. ex; Diabetes, Hipertensão, problemas cardíacos etc..
É muito importante que essa avaliação seja feita por um profissional formado e qualificado para isso, pois qualquer dado errado dessa avaliação resultará no planejamento inadequado de treino para a situação atual do individuo. Além de tudo que já foi citado, é através dos dados coletados na avaliação inicial que será possível observar a evolução de cada individuo no decorrer dos seus treinos.
Ou seja antes de iniciar sua pratica na academia é de fundamental importância o processo de avaliação física, só assim seus resultados serão positivos.
Ou seja antes de iniciar sua pratica na academia é de fundamental importância o processo de avaliação física, só assim seus resultados serão positivos.